Ortodontia no adulto

Atualmente, com avanço tecnológico, os aparelhos ortodônticos se aprimoraram diminuindo o desconforto, o intervalo de visitas ao Ortodontista, seu custo diminuiu e houve modernização de seus componentes. Hoje há no mercado aparelhos e arcos da cor dos dentes e, em alguns casos, o tratamento ortodôntico pode ser realizado sem o uso de bráquetes, devido a tecnologia computadorizada de geração de alinhadores invisíveis.

O tratamento do adulto difere do tratamento de crianças ou adolescentes por diversas razões como: não apresentam crescimento das bases ósseas que suportam os dentes; podem apresentar problemas periodontais necessitando o acompanhamento do periodontista; apresentam perdas dentárias ou problemas nas articulações temporomandibulares; podem usar próteses ou implantes. O mecanismo de tratamento é o mesmo, o que difere são algumas características que fazem que mudemos o nosso planejamento para adequar à situação oral do paciente.

O resultado é satisfatório desde que seja bem indicado e que o paciente saiba de suas limitações.

Há várias opções de aparelhos para o tratamento de pacientes adultos..

Braquetes Autolígáveis: estes bráquetes que utilizam alta tecnologia. Este tratamento permite que o fio deslize livremente dentro do bráquete, com mínimo de atrito, diminuindo o tempo de tratamento e número de ajustes necessários no aparelho. Estes bráquetes não utilizam as famosas borrachinhas, que podem ser coloridas ou transparentes, desta forma, estes aparelhos  nunca “amarelam”, resultando em maior conforto para o paciente. São bráquetes dotados de pequenas “portas” que abrem e fecham prendendo o arco dentro do bráquete.

Bráquetes estéticos (safira ou cerâmicos): Muitos pacientes gostam da combinação entre a cerâmica e o metal, pois é simultaneamente é estético e resistente. Estes bráquetes não “amarelam”, as “borrachinhas” que são as causas deste incomodo. Para evitar este problema, usamos os elásticos de silicone, aumentando o tempo de permanência da transparência das mesmas.

Bráquetes metálicos: os bráquetes metálicos são muito comuns. Eles são feito de aço inoxidável. Atualmente são pequenos e muito mais confortáveis. A maioria dos pacientes gostam de colocar elásticos coloridos, trocados a cada manutenção.

Invisalign: utiliza jogos de plaquinhas removíveis transparentes feitas sob medida. Estas plaquinhas, chamadas de alinhadores, são praticamente invisíveis e reposicionam seus dentes passo a passo. O paciente retira o aparelho para comer, escovar os dentes e passar fio dental. A troca dos alinhadores é a cada duas semanas, mas a mautenção mensao pode demorar de 15 dias a 1 mês. Os resultados aparecem entre 6 meses a 1 ano.